Em perigo
eCitaro

Em perigo

Na iminência de um acidente, o condutor tem de reagir rapidamente para evitar o perigo. Segurança aumentada é oferecida pela estabilidade direcional do chassis do Citaro e pela direção calma. O responsável é a suspensão independente no eixo dianteiro.

O ensaio de golpe de pêndulo segundo UNECE-R 29. No eCitaro, a segurança do condutor é valorizada muito. A diretiva UNECE-R 29, aplicável para veículos comerciais pesados, e que define desde 1975 o espaço de sobrevivência do condutor no caso de uma colisão frontal no camião, foi aplicada como norma voluntária no eCitaro. Através de um ensaio de golpe de pêndulo foi verificado o cumprimento da UNECE-R 29.

Um dispositivo de retenção frontal, derivado da norma UNECE-R 29 e único para autocarros urbanos de carreira, bem como uma estrutura mais uma vez reforçada, aumentam a segurança passiva.

O eCitaro está equipado de série com um sistema de alarme de incêndio no compartimento do motor, que monitoriza as temperaturas no mesmo. No caso de uma ultrapassagem do valor ajustado de 160°C, a linha de deteção pressurizada quebra-se e avisa o condutor através de um alarme sonoro e uma mensagem visual no display do condutor sobre o perigo iminente, com a nota "Aviso de incêndio compartimento do motor".

Uma falha de operacionalidade ou um disparo da instalação, p. ex. durante um tempo de estacionamento do autocarro não observado, também é indicado ao condutor através da mensagem "Falha sistema de alarme de incêndio" no display.

Ao ultrapassar uma temperatura de aprox. 160 °C, o motorista recebe um aviso com a mensagem "Incêndio compartimento do motor" através do painel do motorista. Adicionalmente, é emitido um sinal sonoro de aviso e o processo de eliminação é ativado automaticamente.

Em caso de incêndio, o cabo de deteção (Firetrace) rompe-se e pulveriza uma mistura de produto de extinção de incêndios de água, agente de proteção do radiador e um aditivo especial através dos chamados nozzles (injetores) em todo o compartimento do motor. A névoa de água evapora-se devido às altas temperaturas e desloca o oxigénio. Desta forma, o compartimento do motor é arrefecido significativamente, o incêndio é extinto de imediato e evita um reacendimento.

O sistema de extinção de incêndios utiliza o tipo de agente mais limpo de produto de extinção de incêndios: água. Devido à água, à alta pressão e a um aditivo espumoso, as três condições da reação da corrente que provocam um incêndio são afetadas: calor, oxigénio e combustível. O sistema arrefece o incêndio - produzindo vapor de água a partir de uma névoa de água de alta pressão, que absorve energia. Além disso, deflagra o incêndio - através da formação de vapor de água que remove o oxigénio. Com um aditivo de espuma que se coloca como película protetora sobre material combustível, evita a replicação do incêndio. O sistema de extinção de incêndios é certificado pelo TÜV e cumpre as disposições legais e disposições de inspeção do regulamento UN R107/06.

* Equipamento opcional (apenas em combinação com aquecimento auxiliar a combustível)
* apenas em combinação com aquecimento auxiliar a combustível