Tecnologia de baterias
eCitaro

Tecnologia de baterias

Independentemente de ser autocarro padrão ou autocarro articulado, ambos os modelos do eCitaro dispõem de uma propulsão idêntica com 125 kW. O equipamento das baterias, onde são utilizadas baterias de iões de lítio, também é de construção modular, como a propulsão. Opcionalmente são aplicadas duas, quatro ou seis baterias no teto de um autocarro padrão.

Quer necessite de carregar os autocarros no terminal ou em movimento, as modernas células de liga de níquel-manganês-cobalto (NMC) utilizadas pela Mercedes-Benz são igualmente estáveis para ambas as opções. Seis, oito, dez ou doze conjuntos de bateria podem atualmente ser integrados e distribuídos pelo tejadilho e pela secção traseira do eCitaro.

Com uma capacidade máxima da bateria de 292 kWh (NMC Nível 1), o autocarro integral atinge uma autonomia de até 200 quilómetros enquanto o autocarro articulado atinge até 180 quilómetros com uma capacidade total de armazenamento de 396 kWh (NMC Nível 2).

Com menos conjuntos de bateria, a capacidade de passageiros aumenta – se for pretendida uma maior autonomia, pode ser obtida utilizando o carregador intermédio de 300 kW e o pantógrafo se necessário. No futuro, também será possível aumentar a autonomia através das calhas de carregamento. Com a próxima geração das baterias NMC (Nível 2), a autonomia irá aumentar novamente. Também está disponível uma atualização opcional da bateria do eCitaro.

A bateria NMC3 foi concebida para aplicações totalmente elétricas de longa distância, tais como autocarros ou camiões, e, com 176 Wh por kg, tem uma elevada densidade energética nominal. A capacidade de armazenamento nominal por unidade é de 98 kWh (taxa de descarregamento 0,2 C). O sistema de bateria é principalmente adequado para o Low Performance Charging (LPC); no entanto, em determinadas circunstâncias, pode ser utilizado também para o High Performance Charging (HPC). 

Bateria NMC – as vantagens:

  • Autonomias elevadas e operacionais.
  • Capacidade de conceção modular.
  • Elevado desempenho do carregamento.
  • Possibilidade de carregamento de alta tensão via pantógrafo.