Gestão térmita
eCitaro

Gestão térmita

A inteligência junta-se à inovação.

Devido ao espaçoso interior, às grandes superfícies dos vidros e à frequente abertura das portas, a variação da temperatura do ar no interior de um autocarro urbano provoca um elevado consumo de energia. Como não é gerado qualquer calor residual utilizável devido à elevada eficiência de funcionamento de um motor elétrico, o consumo total de energia de um autocarro elétrico poderá praticamente duplicar, especialmente durante as estações frias do ano.

Este elevado consumo adicional de energia tem um notório impacto na autonomia. É por esta razão que o sofisticado sistema inteligente de gestão térmica do eCitaro minimiza o consumo de energia e assegura ao mesmo tempo a máxima autonomia. O ar interior pode ser pré-climatizado à temperatura pretendida logo durante o carregamento no terminal. O compartimento dos passageiros é arrefecido por um sistema de ar condicionado do tejadilho equipado de série, com uma bomba de calor de baixo consumo.

O compartimento dos passageiros do eCitaro é aquecido de forma eficiente através da bomba de calor de CO₂ de baixo consumo. Esta permite reduzir o consumo de energia dos aquecedores elétricos nos painéis laterais e portanto aumentar a autonomia durante a estação do inverno. A bem-conhecida caixa dianteira inclui um duplo permutador de calor. Como opção, pode ser utilizado o aquecedor auxiliar a combustível. O controlo automático da temperatura do ar interior, que depende da temperatura exterior, é especialmente inovador. Neste caso poderá escolher entre as características Eco e Comfort. Esta solução permite um aumento de eficiência de até 40 por cento.

O design do sistema de ar condicionado do compartimento dos passageiros é baseado nas especificações da Associação Alemã de Empresas de Transportes Públicos. O nível de conforto nos limites exteriores, onde as temperaturas são extremamente elevadas ou baixas, é ajustado. Ao invés de um valor absoluto pré-definido da temperatura interior, são utilizados determinados aumentos ou reduções do valor externo. A gestão térmica foi otimizada até ao mais pequeno detalhe.

Isto significa que todos os componentes emissores de calor estão interligados por forma a ser possível a otimização da energia necessária para o arrefecimento. A potência do aquecimento e do ar condicionado também varia em função do número de passageiros a bordo. Isto é determinado através dos sensores de peso nos eixos.

Como os passageiros dos autocarros urbanos normalmente passam apenas um curto período de tempo a bordo, esta ligeira limitação de conforto a favor de um menor consumo energético e portanto de uma maior autonomia é perfeitamente razoável. Por outro lado, como os motoristas passam todo os seus dias de trabalho a bordo do autocarro urbano, os seus requisitos são algo mais exigentes – especialmente considerando que a condição física do motorista deve ser salvaguardada. Com esta ideia em mente, o ar condicionado do posto de condução é regulado separada e independentemente do compartimento dos passageiros. Em geral, os requisitos energéticos dos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado do eCitaro são aproximadamente 40 por cento inferiores aos do atual Citaro equipado com motor de combustão interna.

Aquecimento eficiente

Unidade de arrefecimento auxiliar

Ar condicionado

Controlo da temperatura da bateria