Condução segura
Tourismo

Condução segura

A maior parte dos acidentes começa muito antes de uma colisão. Por exemplo, com má visibilidade ou perigos imprevisíveis. Por isso, o Tourismo está equipado com muitas características de segurança, que ajudam a superar situações de condução críticas.

Começa logo com o posto de comando ergonómico do motorista. O motorista consegue alcançar confortavelmente todos os elementos de comando e tem todos os instrumentos perfeitamente à vista. Os espelhos retrovisores exteriores grandes angulares proporcionam mais segurança, graças a uma melhor visibilidade a toda a volta.

Durante a condução, o motorista é ajudado por assistentes eletrónicos. O sistema de travagem antibloqueio (ABS) minimiza o risco de bloqueio das rodas na travagem. Com a regulação eletropneumática da travagem (EBS), a distância de paragem é claramente reduzida, pois os travões têm uma reação mais rápida e precisa. O controlo de tração (ASR) proporciona segurança adicional. Ajuda o motorista a minimizar a patinagem das rodas de tração na aceleração, e, consequentemente, o perigo de uma derrapagem lateral da traseira do veículo (tração traseira). ABS, EBS e ASR são a base para sistemas de segurança eletrónicos avançados, como o Programa Eletrónico de Estabilidade (ESP®) ou o Assistente de travagem (BAS), que também fazem parte do equipamento do Tourismo.

O inovador Traffic Sign Assist oferece a máxima segurança e conforto na estrada. Graças ao suporte de GPS e câmera, a velocidade do veículo é continuamente comparada com as regras de trânsito aplicáveis.

O sistema foi projetado para fornecer feedback dedicado e apropriado caso a velocidade permitida seja excedida. Graças ao painel de instrumentos de última geração, o condutor recebe sinais visuais e acústicos que chamam imediatamente a atenção para a velocidade.

Sideguard Assist 2
Sideguard Assist 2

O Sideguard Assist 2 é um sistema de assistência de segurança que apoia permanentemente o condutor em ambos os lados em situações críticas de viragem com visibilidade potencialmente restrita. Ao virar ou mudar de faixa, o sistema deve ajudar a reconhecer obstáculos em movimento dentro dos limites do sistema e alertar o condutor para evitar situações críticas ou reduzir as consequências de um acidente.

As áreas laterais do veículo são monitoradas. Veículos, peões ou ciclistas que possam estar no ângulo morto são assim detectados tanto do lado do passageiro como do lado do condutor. O sistema de radar registra com precisão os movimentos e alerta o condutor sobre possíveis colisões. A interface de utilizador intuitiva e os avisos claramente compreensíveis permitem ao condutor uma viagem segura e descontraída.

O assistente de travagem de emergência ABA 6 apoia o condutor, iniciando automaticamente a travagem de emergência caso exista um risco iminente de colisão traseira com veículos à frente ou obstáculos estacionários. Também pode reconhecer pessoas em movimento ou paradas e ciclistas na frente do veículo. O sistema pode reage a isto com um aviso acústico e visual para o condutor, bem como inicia automaticamente a travagem parcial ou total.

Com o Active Brake Assist 6, os acidentes podem ser evitados de forma ainda mais fiável. O sistema cobre toda a faixa de velocidade do veículo e fica ativo em segundo plano. Pedestres e ciclistas podem reagir a velocidades de até 60 km/h. O sistema de segurança ABA 6 pode reagir às pessoas que atravessam, às pessoas que se aproximam ou que circulam na sua própria faixa e aos ciclistas em movimento com uma travagem automática de emergência. Esta automatização pode oferece mais uma vantagem em termos de segurança para os ciclistas, seja no trânsito interurbano ou urbano.

Em caso de colisão frontal, o Front Collision Guard oferece maior segurança graças a um perfil transversal, atrás do qual se encontram elementos anticolisão. A estrutura do absorvedor transforma a energia do impacto em energia de deformação. O perfil transversal serve de proteção contra o encaixe fiável. Uma vez que o banco do condutor está montado numa peça do quadro maciça, em caso de acidente frontal este pode deslocar-se totalmente para trás e manter melhor o espaço de proteção do condutor.

A tecnologia patenteada inclui, atrás do para-choques, um perfil transversal de várias partes como proteção lateral para veículos comerciais pesados, que pode evitar, p. ex., o encastramento de um veículo ligeiro de passageiros no sentido da proteção do parceiro. O treliçado da estrutura dianteira atrás deste perfil transversal consiste em elementos de colisão que reduzem objetivamente a energia no caso de uma colisão. Além disso, o posto de comando do condutor, incluindo a direção, os pedais e o banco, está disposto numa estrutura maciça que, em caso de colisão frontal grave, é totalmente deslocada para trás, aumentando assim o espaço de sobrevivência em centímetros essenciais.

O FCG cumpre os requisitos da proteção contra atropelamento em conformidade com o regulamento ECE-R 93, bem como as normas legais para o teste de golpe de pêndulo em autocarros. Além disso, o FCG já está em conformidade com as futuras normas legais para testes de impacto com pêndulo em autocarros.

Com a ajuda de um sistema de câmaras atrás do para-brisas, o Assistente de Faixa de Rodagem SPA deteta a saída involuntária da faixa rodoviária. Assim que o veículo ultrapassa as linhas de marcação, o condutor é avisado através de uma vibração clara no lado correspondente da superfície do assento do banco do condutor.

O SPA é ativado a partir de uma velocidade de 60 km/h. Ao acionar a luz indicadora de mudança de direção, o Assistente de Faixa de Rodagem é desligado, por exemplo, quando o condutor inicia uma mudança de faixa intencional.

Uma pequena câmara atrás do para-brisas capta a área da faixa de rodagem com base nas linhas de delimitação imediatamente à frente do veículo. Se o veículo ameaçar passar por cima de uma das linhas de marcação sem luz indicadora de mudança de direção ativada, o condutor é avisado através de uma pulsação no banco. A câmara determina o momento de aviso a partir da largura da faixa de rodagem, a distância em relação à linha de marcação e a velocidade de aproximação à linha de marcação. O SPA é ativado a partir de uma velocidade de 60 km/h e é desativado ao acionar a luz indicadora de mudança de direção, por exemplo, para iniciar uma mudança de faixa desejada.

O moderno sistema MirrorCam permite uma visão clara e abrangente do tráfego rodoviário. Equipado com câmeras de alta resolução, a segurança ao dirigir e o risco de acidentes são minimizados. O campo de visão ampliado permite ao condutor ver pedestres, ciclistas e outros usuários da estrada na área. Isso elimina o ângulo morte ao virar à direita.

Dependendo do veículo, as imagens são exibidas em monitores de 7” e 15”. Os dois monitores de alta resolução mostram os diferentes campos de visão. Os fotodiodos integrados nos monitores captam a luz incidente e ajustam o brilho do respectivo monitor individualmente. Para facilitar a avaliação das imagens pelo condutor, as variantes de 15" contam com três linhas auxiliares diferentes. Juntamente com a linha final do veículo permanentemente calibrada, a linha de distância auxilia o condutor na avaliação de objetos que se aproximam. A sobreposição do assistente de ultrapassagem é ativada a uma velocidade de 10 km/h quando pisca para apoiar com segurança manobras de ultrapassagem ou curvas. Além disso, a tela do Blind Spot Assist está instalada no monitor.

O Assistente de Máximos liga e desliga automaticamente os máximos em função do trânsito, para garantir sempre uma iluminação ideal da faixa de rodagem. Desta forma, o sistema contribui para uma maior segurança através de melhores condições de luz e de uma iluminação otimizada, aumentando o conforto de condução e a segurança.

A função pode ser activada ou desactivada. A luz de máximos nos faróis é ativada. Está ativa a partir de uma velocidade de 35 km/h e é desativada automaticamente a uma velocidade inferior a 27 km/h. A função adapta-se à iluminação/clareza do ambiente (sem ativação automática com iluminação pública suficiente).

O Programa Eletrónico de Estabilidade (ESP®) reduz significativamente o perigo de derrapagem e de capotamento do veículo, travando seletivamente rodas individuais ou travando o veículo a fundo, contrariando a derrapagem ou o capotamento do veículo dentro dos limites físicos.

Um sistema eletrónico potente monitoriza os sinais dos sensores ESP® e verifica permanentemente se o pedido de direção do condutor corresponde ao movimento real do veículo. Se os valores divergirem entre si, o sistema reduz o binário do motor para restabelecer a estabilidade do veículo. Se isto não for suficiente, trava adicionalmente rodas individuais ou todo o veículo. A solicitação de desaceleração do condutor é tida em consideração a qualquer momento.

O ESP inclui o sistema de segurança ASR, que impede uma patinagem da roda demasiado elevada durante a aceleração. As intervenções na travagem do ESP estão ainda apoiadas pela função ABS, ou seja, evitam-se as rodas bloqueadas. O ESP pode ser desligado e novamente ligado através de um botão no painel de instrumentos, a desativação é indicada através de uma luz de controlo. (EUA: apenas a função ASR incluída no ESP é comutável). Após desligar/ligar a ignição, o ESP (EUA: ASR) volta a ser automaticamente ligado.

Sideguard Assist 2

O sistema de controlo da pressão dos pneus com indicação no display multifunções é um sistema de segurança eletrónico, que controla permanentemente a pressão de enchimento de todos os pneus. As perdas de pressão dos pneus são indicadas dentro dos limites do sistema.

A pressão correta dos pneus contribui para a segurança de condução e para uma redução significativa do consumo de combustível. Uma pressão de enchimento dos pneus ajustada em 0,5 bar demasiado baixa pode aumentar o consumo de combustível em até 5%. O sistema eletrónico da roda está posicionado no lado interior da jante na válvula. Os sensores registam os dados relevantes para a pressão dos pneus e transmitem-nos ao instrumento indicador.

Indicação legal relativa aos sistemas de assistência de segurança ativos: os sistemas de travagem de emergência e outros sistemas de assistência de segurança podem apoiar o condutor e, em situações de condução críticas e sob condições ideais, atenuar a gravidade do acidente ou evitar acidentes dentro dos limites do sistema. No entanto, independentemente disso, o condutor tem a obrigação de adaptar o seu comportamento de condução e, em particular, a sua velocidade às condições de trânsito e meteorológicas e de estar sempre atento. Isto aplica-se especialmente a situações especiais, como, p. ex., faixa de rodagem com gelo ou molhada, chuva, vento lateral, má visibilidade, queda de neve, nevoeiro, etc. Consequentemente, o condutor, enquanto condutor do veículo, tem sempre a responsabilidade por todo o processo de condução e não pode confiar exclusivamente nos sistemas de assistência de segurança.